Miomas

Entre em contato
conosco hoje mesmo.

Sem compromisso.
MiomasO que são os Miomas?

Miomas são tumores uterinos benignos, compostos por fibras musculares lisas. Os miomas têm uma distribuição universal. Apresentam características de distribuição familiar, geográfica e racial. Porém, o que mais importa é que a incidência destes miomas são enorme entre as mulheres. A simples presença do mioma, em princípio, pode não representar problema algum para a portadora. Os miomas que necessitam tratamento são aqueles que apresentam sintomas ou estão associados com a infertilidade.


Quais são os sinais e sintomas dos miomas?

Miomas são causas de hemorragia, dor pélvica, dor na relação sexual, aumento do volume, peso no abdome e infertilidade.


Como é feito o diagnóstico dos miomas?

No processo do diagnóstico e do exame ginecológico é preciso demonstrar claramente a relação entre os sintomas e a presença do mioma. Os principais exames de imagem utilizados são a ultrassonografia, a ressonância magnética e a histeroscopia. Os parâmetros avaliados serão:

Tamanho dos miomas: pode atingir de pouco milímetros a muitos centímetros, o volume pode ser do tamanho de um feijão, mas pode ser tão grande quanto um bebê. Por exemplo: tumores volumosos, em qualquer localização podem distorcer a parede e a cavidade do útero, causar sangramentos, dor e infertilidade.

Número de miomas: pode ser único ou em grande número. Geralmente são simétricos. Por exemplo: em pequeno número e pequenos podem não comprometer em nada.

Localização dos miomas: pode localizar-se na parede externa do útero, quando é chamado de mioma subseroso. No interior da parede uterina – mioma intramural. Dentro da cavidade uterina – mioma submucoso. Por exemplo: tumor de localização submucoso, mesmo que pequeno, pode comprometer a integridade do útero com hemorragias e infertilidade.


Quais são os tratamentos dos miomas?

Os tratamentos dos miomas se dividem em dois grandes grupos: conservador e não conservador. Este último nos remete à histerectomia. Quanto ao tratamento conservador dos miomas, todos os esforços serão direcionados para a manutenção da função natural do órgão e da fertilidade.


Como é feito o tratamento conservador?

Com o objetivo de conservar a integridade do útero, os tratamentos conservadores podem ser aplicados de forma isolada ou em conjunto, como geralmente o são. Medicamentos podem ser utilizados antes ou depois de cirurgias para controlar a hemorragia ou diminuir o volume dos tumores. Para tratamentos duradouros, os implantes hormonais gestrinona e elcometrina são a melhor opção. Para tratamentos de curtíssima duração são utilizados os análogos do GnRh.

Em tempos de cirurgia minimamente invasiva, a miomectomia videolaparoscópica é bastante eficaz, contanto que os miomas não sejam demasiado grandes e numerosos. A retirada de miomas da cavidade abdominal fechada pode ser feita através da abertura da vagina ou pela redução do volume dos miomas através do morcelador - um aparelho que reduz o tamanho do mioma cortando-o em fatias. Para o tratamento do mioma submucoso, a miomectomia videohisteroscópica é considerada, sem dúvida alguma, um método revolucionário.

A embolização de miomas é um método que visa a interrupção do suprimento sanguíneo dos miomas, através da injeção de micro esferas de plástico no interior da artéria uterina. Este procedimento pode ser bastante interessante em algumas situações, especialmente naquelas em que, a redução do volume dos miomas é fundamental para a preservação do órgão e da fertilidade. Neste caso, o procedimento é geralmente complementado pela cirurgia, em condições muito mais favoráveis.


Qual o tempo de hospitalização e recuperação?

A miomectomia laparoscópica, a embolização de miomas e a miomectomia histeroscópica tem período médio de internação de 24 horas. A recuperação se dá em cinco a sete dias.



Como Pagar Marque Sua Consulta
Depoimentos

Em 2011, tive uma perfuração na bexiga após uma histerectomia. Vinha sofrendo desde então, sendo privada de ter uma vida normal.

Tive que usar fraldas durante toda a minha luta para tentar solucionar o problema.Fui encaminhada pelo Dr. Max para fazer a cirurgia com o Dr. Celso Ronsini.

Ver mais...

Sou triatleta, tive uma lesão no treino de bicicleta, e após passar por três médicos diferentes sem obter um diagnóstico, meu marido conseguiu contato com a "CosmeticVacations - Michael Boeckle" , o qual nos indicou o Dr. Celso Ronsini, que me foi uma grata e feliz surpresa, pois diagnosticou na hora o problema e começou imediatamente o tratamento.

Ver mais...