Incontinência Urinária

Entre em contato
conosco hoje mesmo.

Sem compromisso.
Como se livrar do problema de incontinência urinária?

A incontinência urinária é denominada como perda involuntária de urina, esse fator por sua vez, influencia na vida social e emocional de mulheres, indiferente da idade.

Segundo o Dr. Celso Ronsini, é importante diagnosticar o tipo de incontinência urinária apresentada pelo paciente. Para isso, é feito o exame de Urodinâmica, que avalia o mecanismo fisiológico da micção.

Neste exame, são aplicadas e monitoradas sondas acopladas a sensores e os movimentos da bexiga, uretra e reto – associados à micção. Dessa maneira, é possível avaliar a capacidade de armazenamento da bexiga, seu ritmo de contratação, a pressão de abertura dos esfíncteres, a velocidade do fluxo e se há perda de urina com esforços induzido pelo paciente. Definido o tipo de incontinência urinária, passa-se para o tratamento.

O processo completo de contenção e libertação (evacuação) da urina é complexo, e a capacidade de controlar a micção pode ver-se afectada em diferentes etapas do processo por causa de diversas anomalias. O resultado destas interrupções é uma perda de controle ao urinar


Tipos de incontinência urinária

Incontinência por esforço: é a mais comum e a que mais se relaciona com a idade ou com alguma cirurgia anterior. Nesse tipo de incontinência urinária, a mulher perde pequenas quantidades de urina quando faz algum tipo de esforço, como rir, tossir ou dançar.

Essa incontinência urinária se dá devido a uma frouxidão dos músculos, fáscias e ligamentos, que se agrava com o passar dos anos. É um problema mecânico, a uretra perde sua angulação natural e o esfíncter uretral, que funciona como uma válvula, diminui sua eficácia e não mais resiste aos impactos e esforços como antes.

Incontinência por urgência: Esse tipo de incontinência urinária tem um grande fator neurológico e podem até ser consequência de um câncer de bexiga. Esse tipo de problema também pode aparecer no período da menopausa e seu tratamento costuma estar associado à terapia de reposição hormonal.

Incontinência mista: Incontinência urinária que combina diagnóstico e tratamento da incontinência de urgência com a de esforço.


Como tratar a incontinência urinária:

Como trata-se de um problema predominantemente mecânico, a correção se dá através de uma cirurgia bastante criativa. Nessa cirurgia, uma fita plástica de polipropileno, conhecida como "Sling", é posicionada abaixo da uretra e atuará no reposicionamento do ângulo desta com a bexiga. "A incontinência urinária com 100% de solução é a por esforço", afirma o Dr. Ronsini.

O tempo de cirurgia da incontinência urinária é de aproximadamente 40 minutos e a anestesia geralmente utilizada é o bloqueio epidural ou a raquianestesia. Reserva-se a anestesia geral para os casos de videolaparoscopia, quando o tempo de cirurgia também é um pouco maior.

Naquelas cirurgias em que apenas o sling é aplicado, a recuperação é praticamente imediata e, em torno de 7 dias, a paciente já pode retomar suas atividades normais.

Apesar de haver poucas complicações relacionadas a esta cirurgia, a retenção urinária é uma das ocorrências mais comuns. Este problema, no entanto, pode ser facilmente resolvido, afirma o Dr. Celso Ronsini.

Uma prevenção bastante eficaz é o fortalecimento do assoalho pélvico, através de exercícios específicos que podem inclusive ser feitos sob orientação de um fisioterapeuta.

Esses exercícios são conhecidos como Exercícios de Kegel ou pompoarismo, e atuam no fortalecimento dos músculos pélvicos, que sustentam a bexiga e a vagina.

Atividades como yoga e pilates também auxiliam nesse trabalho. No entanto, Dr. Celso frisa que a eficácia desses tratamentos dificilmente é total quando a incontinência de esforços já está estabelecida.


Como Pagar Marque Sua Consulta
Depoimentos

Em 2011, tive uma perfuração na bexiga após uma histerectomia. Vinha sofrendo desde então, sendo privada de ter uma vida normal.

Tive que usar fraldas durante toda a minha luta para tentar solucionar o problema.Fui encaminhada pelo Dr. Max para fazer a cirurgia com o Dr. Celso Ronsini.

Ver mais...

Sou triatleta, tive uma lesão no treino de bicicleta, e após passar por três médicos diferentes sem obter um diagnóstico, meu marido conseguiu contato com a "CosmeticVacations - Michael Boeckle" , o qual nos indicou o Dr. Celso Ronsini, que me foi uma grata e feliz surpresa, pois diagnosticou na hora o problema e começou imediatamente o tratamento.

Ver mais...