HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Seg-Sex || 9:00AM - 17:00PM
Sab || 9:00AM - 12:00PM

MICROSCOPIA ODONTOLÓGICA


A Mac Odonto utiliza a tecnologia da microscopia odontológica como diferencial nos seus tratamentos, principalmente em cirurgias periodontais, nas cirurgias de apicetomias e nos tratamentos de canal. O microscópio na odontologia traz maior segurança nos procedimentos realizados e confere maior precisão no diagnóstico.

O microscópio aumenta até 40 vezes a imagem real tornando a remoção da infecção, a limpeza e o preenchimento do canal radical em um processo mais dinâmico e preciso. Ao permitir que o endodontista visualize os canais radiculares com maior amplitude, exatidão e maior iluminação por fibra óptica, o procedimento se torna menos invasivo, o que aumenta a efetividade e durabilidade do tratamento.

Nos procedimentos endodônticos,tanto no tratamento quanto no retratamento de canais radiculares, o microscópio permite uma melhor adequação dos procedimentos clínicos. Desde a abertura de acesso, facilitando a localização do orifício de entrada dos canais radiculares, mesmo nos casos mais difíceis de serem observados quando calcificações na câmara pulpar obstruem a entrada desses canais. Essas situações anatômicas alteradas por calcificações podem induzir a erros e acidentes, como perfurações no assoalho da câmara pulpar pela dificuldade de identificação da dentina normal e da calcificação. Já com o uso do microscópio, as calcificações podem ser removidas sem danos à estrutura dentária, já que os procedimentos podem ser completamente controlados visualmente pelo profissional.

Outras dificuldades podem ser minimizadas, como a identificação de canais extras, localizados no assoalho da câmara pulpar de molares ou em canais achatados que tendem a duplicação. O microscópio facilita a leitura visual de istmos e reentrâncias, localizadas principalmente nos terços cervical e médio dos canais radiculares tornando possível a remoção mecânica do substrato orgânico remanescente contido nestas variações anatômicas dos canais radiculares.

Outras dificuldades, frequentemente associadas ao insucesso do tratamento endodôntico, podem ser facilmente contornadas com auxílio do microscópio operatório. Dentre elas podem se destacar o selamento de perfurações acidentais localizadas no assoalho da câmara pulpar ou mais nas paredes destinárias radiculares, bem como perfurações patológicas provocadas por reabsorções radiculares internas. Nesses casos a amplificação e iluminação proporcionadas conferem acesso visual ao local da perfuração, permitindo ao especialista maior domínio sobre os procedimentos clínicos de inserção do material de velamento, o que garante resultados mais favoráveis. Também devem ser considerados os tratamentos endodônticos em dentes com anatomias incomuns, como dens-in-dente, canais em forma de “C”, tratados com maior previsibilidade com auxílio do microscópio. A visualização de instrumentos fraturados, presença de trincas, da mesma forma, passa a ser viável a partir do auxilio do microscópio odontológico, que favorece a precisão do diagnóstico.

TOP