HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Seg-Sex || 9:00AM - 17:00PM
Sab || 9:00AM - 12:00PM

CIRURGIA ORTOGNÁTICA


O que é cirurgia ortognática?


Os maxilares são os principais ossos que compõem o esqueleto facial. São um dos maiores responsáveis pela estética da face, pelo correto encaixe entre os dentes, assim como pela passagem adequada de ar durante a respiração. Alterações na formação destes ossos durante a gestação ou durante o período de crescimento podem resultar em problemas estéticos e funcionais importantes. Estas alterações são chamadas de Deformidades Dento-faciais pois afetam os dentes e a harmonia da estética facial.


Os problemas podem ser graves o suficiente para causar distúrbios sociais e psicológicos relacionados a aparência facial, resultando em angustia e sofrimento ao indivíduo afetado e muitas vezes aos familiares que prezam pelo seu bem-estar. A aparência facial pode resultar em dificuldades de relacionamento, bullying e exclusão social.


Outras vezes, o problema estético não é grave suficiente para resultar em dificuldades sociais, porém, pode também incomodar o paciente, que deseja uma aparência facial mais harmônica e agradável.


A cirurgia ortognática corrige os problemas estéticos da face relacionados aos distúrbios de crescimento dos maxilares, ajustando o tamanho e posicionamento destes ossos para que eles fiquem exatamente como seriam se tivessem crescido da forma ideal.


Na cirurgia ortognática, grandes transformações faciais são esperadas quando os distúrbios nos maxilares são severos. Quando o problema é sutil as mudanças estéticas são menores, mas sempre objetiva-se melhorar principalmente a função mastigatória.


Por isso, mais do que estética, a cirurgia ortognática é responsável também pelo estabelecimento de um bom encaixe entre os dentes, recuperando-se a função mastigatória adequada, o que seria impossível de se obter apenas com o uso do aparelho ortodôntico.


Por fim, também corrige-se problemas respiratórios. Dentre estes, a cirurgia ortognática se destaca na correção da apnéia do sono, problema respiratório causado por um estreitamento ou obstrução da passagem de ar durante o sono. Para este distúrbio, é considerada como o tratamento com maior índice de sucesso.

Na cirurgia ortognática em Copacabana, o cirurgião Buco Maxilo Facial secciona o osso da Mandíbula, da Maxila ou Ambos os Maxilares e então acrescenta ou remove osso nesta área, dando uma nova posição aos Maxilares. Depois que os Maxilares são realinhados, o cirurgião Buco Maxilo Facial irá fixar os mesmos com fios, placas e parafusos de titânio.

O procedimento de cirurgia ortognática em Copacabana é realizada em ambiente hospitalar, e dura em média 3 ou 4 horas, utilizando-se a anestesia geral.

A cirurgia ortognática é realizada completamente por dentro da boca, o que evita o aparecimento indesejável de cicatrizes na pele do rosto. Em certos casos clínicos, é recomendado realizar um alinhamento dos dentes com o aparelho ortodôntico antes da cirurgia ortognática, para deixar os dentes na posição adequada. Algumas vezes, a cirurgia ortognática é realizada ainda com o aparelho nos dentes.

O tratamento ortodôntico pode ser retomado certo tempo depois da operação, já que ao modificar o posicionamento das mandíbulas, alteramos também a posição dos dentes.

O pós-operatório


Geralmente, após a realização da cirurgia ortognática em Copacabana Rio de Janeiro, o paciente deve permanecer internado de 1 a 3 dias, continuando sua recuperação em casa. Nos primeiros dias, é importante que ele mantenha uma dieta líquida, passando mais tarde para pastosa, de acordo com as recomendações médicas.

Nos primeiros dias de cirurgia ortognática, é comum apresentar inchaço e leve descoloração facial, que tende a desaparecer nas primeiras semanas após a operação.
A dor não é freqüente, já que a região operada na cirurgia ortognática fica dormente por algum tempo. Medicamentos para dor e antibióticos serão prescritos pelo cirurgião buco maxilo facial.

Geralmente após 2 ou 3 semanas da cirurgia ortognática em Copacabana, o paciente poderá retomar muitas de suas atividades cotidianas.
O processo de recuperação é gradual, necessitando da compreensão e envolvimento do paciente e de retornos periódicos ao consultório médico para o sucesso do procedimento.

Os benefícios da Cirurgia Ortognática


A cirurgia ortognática pode trazer inúmeros benefícios aos pacientes, como: melhora na respiração; melhora no posicionamento da musculatura e pescoço; melhora na fonética e articulação das palavras; melhora na oclusão (relações de mordida entre as arcadas dentárias); melhora na mastigação e na digestão; redução dos sintomas nas articulações temporo-mandibulares (ATM); posicionamento lingual mais adequado, além de ampla melhora na estética facial, proporcionando um rosto mais harmonioso e balanceado.

TOP