HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Seg-Sex || 9:00AM - 17:00PM
Sab || 9:00AM - 12:00PM

ODONTOPEDIATRIA


odontopediatria é uma especialidade da odontologia que trata da saúde oral de crianças e adolescentes. O odontopediatra cuida e preserva os dentes de leite, tendo papel fundamental no desenvolvimento dos ossos faciais, além da preservação do espaço para os futuros dentes permanentes. 

Logo que o primeiro dente de leite irrompe, é recomendável que a criança visite o odontopediatra, para que os responsáveis recebam informações sobre a correta higienização do dente de leite, auxiliando nos cuidados com a saúde oral da criança. 

O profissional de  odontopediatria em Copacabana poderá ensinar à criança a ter prazer e a se divertir no momento da escovação do dente de leite.

O especialista em odontopediatria em Copacabana Rio de Janeiro faz com que a consulta odontológica seja agradável e amena para não causar nenhum tipo de trauma no paciente, estimulando sensações de bem-estar através da saúde oral. 

Muitos pais não sabem da importância de se manter a saúde oral da criança através da odontopediatria, pelo simples fato de que o dente de leite ser temporário e ser substituído pelos dentes permanentes.

Há um ditado que diz: “mais vale um grama de prevenção do que um quilo de cura”. A criança que se mantiver com saúde, pode naturalmente entrar na adolescência e depois na vida adulta sem desenvolver um único episódio de cárie! 

A cárie é uma doença e não uma inevitável fatalidade. Ela pode e deve ser evitada através de adequada higienização oral, alimentação equilibrada e visitas periódicas ao odontopediatra 


TRAUMATISMO DENTÁRIO NA INFÂNCIA:


É comum crianças sofrerem quedas ou acidentes onde a boca e os dentes são atingidos. Os traumatismos dentários possuem conseqüências imediatas como fraturas (“quebras”) da coroa ou da raiz dos dentes, sangramentos e luxações (movimentações dos dentes). As maiores complicações devido ao traumatismo dentário tanto nos dentes de leite como nos dentes permanentes acontecem por falta de atendimento imediato e, em especial, por falta de acompanhamento regular no consultório pelo profissional para controle das possíveis alterações.

O que os pais precisam saber sobre o traumatismo na infância:

  1. O dente de leite tem raiz que tem um canal onde fica o nervo e os vasos sanguíneos chamado de polpa dentária.
  2. O dente permanente é formado muito próximo da raiz do dente de leite, então existe o risco do dente permanente ser atingido pela raiz do dente de leite em um traumatismo.
  3. Todo dente que sofre traumatismo tem que ter acompanhamento clínico e radiográfico no consultório em intervalos específicos determinados pelo profissional.
  4. É comum dentes que sofreram traumatismos terem alteração de cor. Isso deve ser avisado ao profissional.
  5. Até pequenos traumas nos dentes de leite podem causar a morte do nervo presente na polpa dentária. Se o tratamento não for realizado a tempo, pode causar alterações nos dentes permanentes.

O que fazer caso seu filho sofra um traumatismo dentário?

  1. Mantenha a calma, limpa a região com água e observe se todos os dentes estão presentes e se algum está quebrado. Caso qualquer dente esteja faltando procure pelo dente ou pelo fragmento que esteja faltando.
  2. Entre em contato com o profissional.
  3. Se houver muito sangramento, procure estancá-lo através de gaze, toalha, lenço ou gelo a fim de ver de onde está vindo o sangue.
  4. Em casos de avulsão (quando o dente saí totalmente do osso alveolar) ou fratura dentária, o dente ou parte dele que for encontrada deve ser colocada no soro, leite ou saliva. Não segure o dente pela raiz, mas sim pela coroa. Entre em contato com o profissional.
  5. Quando o dente sai parcialmente da posição (extrusão ou luxação), quanto mais rápido for reposicionado maiores são as chances de ser recuperado.
  6. Se o dente “sumiu” e você não o encontrou, é possível que ele tenha sofrido uma intrusão total, ou seja, tenha entrado completamente no osso alveolar.
  7. Quando o dente permanente saí totalmente (avulsão dental), quanto mais rápido for reimplantado, maiores serão as chances de sucesso. Se isso acontecer com o dente de leite, o reimplante não está recomendado, pois a chance de sucesso é mínima.
  8. É muito importante que o profissional examine a criança o mais rápido possível.
TOP