HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Seg-Sex || 9:00AM - 17:00PM
Sab || 9:00AM - 12:00PM

CIRURGIA ORTOGNÁTICA


O que é cirurgia ortognática?


A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo o reposicionamento dos maxilares (maxila e mandíbula), e é indicada para aqueles pacientes que possuem problemas na mordida, na arcada dentária ou no posicionamento incorreto dos maxilares.

Quando os maxilares estão mal posicionados, podem ocorrer problemas estéticos e de funcionalidade (dificuldades de mastigação, mordida, deglutição, problemas na fala, etc.), capazes de influenciar não só na aparência e no bem-estar do paciente, mas na sua saúde como um todo.

As desproporções da mandíbula podem ser causadas por diversos fatores, como: distúrbios de crescimento, acidentes que comprometem a face, problemas musculares ou hormonais, síndromes e anomalias específicas ou também ter origem genética.

A clínica Mac Odonto realiza a cirurgia ortognática em Copacabana Rio de Janeiro. A cirurgia ortognática deve ser realizada por uma equipe odontológica, num trabalho multidisciplinar integrado. A cirurgia ortognática em Copacabana é geralmente realizada em conjunto por três profissionais, que são o cirurgião Buco Maxilo Facial, o Ortodontista, Cirurgião Dentista e o Clínico Geral.

Procedimento Cirúrgico


Na cirurgia ortognática em Copacabana, o cirurgião Buco Maxilo Facial secciona o osso da Mandíbula, da Maxila ou Ambos os Maxilares e então acrescenta ou remove osso nesta área, dando uma nova posição aos Maxilares. Depois que os Maxilares são realinhados, o cirurgião Buco Maxilo Facial irá fixar os mesmos com fios, placas e parafusos de titânio.

O procedimento de cirurgia ortognática em Copacabana é realizada em ambiente hospitalar, e dura em média 3 ou 4 horas, utilizando-se a anestesia geral.

A cirurgia ortognática é realizada completamente por dentro da boca, o que evita o aparecimento indesejável de cicatrizes na pele do rosto. Em certos casos clínicos, é recomendado realizar um alinhamento dos dentes com o aparelho ortodôntico antes da cirurgia ortognática, para deixar os dentes na posição adequada. Algumas vezes, a cirurgia ortognática é realizada ainda com o aparelho nos dentes.
O tratamento ortodôntico pode ser retomado certo tempo depois da operação, já que ao modificar o posicionamento das mandíbulas, alteramos também a posição dos dentes.

O pós-operatório


Geralmente, após a realização da cirurgia ortognática em Copacabana Rio de Janeiro, o paciente deve permanecer internado de 1 a 3 dias, continuando sua recuperação em casa. Nos primeiros dias, é importante que ele mantenha uma dieta líquida, passando mais tarde para pastosa, de acordo com as recomendações médicas.

Nos primeiros dias de cirurgia ortognática, é comum apresentar inchaço e leve descoloração facial, que tende a desaparecer nas primeiras semanas após a operação.
A dor não é freqüente, já que a região operada na cirurgia ortognática fica dormente por algum tempo. Medicamentos para dor e antibióticos serão prescritos pelo cirurgião buco maxilo facial.

Geralmente após 2 ou 3 semanas da cirurgia ortognática em Copacabana, o paciente poderá retomar muitas de suas atividades cotidianas.
O processo de recuperação é gradual, necessitando da compreensão e envolvimento do paciente e de retornos periódicos ao consultório médico para o sucesso do procedimento.

Os benefícios da Cirurgia Ortognática


A cirurgia ortognática pode trazer inúmeros benefícios aos pacientes, como: melhora na respiração; melhora no posicionamento da musculatura e pescoço; melhora na fonética e articulação das palavras; melhora na oclusão (relações de mordida entre as arcadas dentárias); melhora na mastigação e na digestão; redução dos sintomas nas articulações temporo-mandibulares (ATM); posicionamento lingual mais adequado, além de ampla melhora na estética facial, proporcionando um rosto mais harmonioso e balanceado.

TOP