0

DIU

O que é o DIU?

DIU é uma abreviação para Dispositivo Intra Uterino. O DIU é um objeto de plástico, que introduzido no útero da paciente, pode permanecer por anos.

 Como que o DIU funciona?

Existem dois tipos básicos de DIU: o não hormonal e o hormonal.  Eles tem a mesma concepção. O DIU não hormonal vem sendo utilizado há algumas décadas. O aperfeiçoamento deste dispositivo ocorreu da seguinte forma: juntou-se ao DIU um porção fio de cobre enrolado em sua haste. Este cobre, cuja dosagem está expressa na embalagem – geralmente 250 ou 375 microgramas do metal –  é o principal responsável pelo efeito anticoncepcional do DIU. Ou seja, esse objeto estranho dentro do útero,  liberando diariamente cobre em micro quantidades, altera os movimentos dos espermatozóides, modifica o muco do colo do útero e também o movimento das trompas, impedindo a fecundação.

já o DIU hormonal – ou medicado – e de concepção mais recente, tem a característica de carregar em sua haste não o metal cobre, mas medicamento hormonal – um progestágeno. Este medicamento, que também é utilizado em pilulas anticoncepcionais monofásicas – que contém apenas um medicamento –  pode inibir completamente o sangramento menstrual na maioria das usuárias. Isto pode ser muito util no tratamento da endometriose, do excesso de menstruação, da TPM e mesmo na TRH – Terapia de Reposição Hormonal.

O DIU apresenta algum efeito colateral?

Sim. O principal efeito colateral do DIU de cobre é o aumento do sangramento na menstruação, mas isso não acontece com todas as mulheres e a maioria delas fica bem adaptada com o DIU. Um interessante efeito secundário do uso do DIU de cobre é a diminuição da candidíase vaginal. Este efeito é atribuído a reposição do cobre que é conhecido por ser um mineral essencial ao organismo humano.

O DIU pode causar infecção?

O potencial de uma infecção dentro do útero pode aumentar pelo fato de ter um objeto estranho dentro do útero, mas isso é só um potencial aumentado, ele não causa infecção ou desconforto. Para as mulheres que se adaptam ao DIU, os efeitos colaterais são mínimos.

O DIU é indicado para alguma mulher especialmente ou qualquer uma pode usar?

Qualquer mulher pode usar. A escolha se hormonal ou não recai sobre a necessidade de cada paciente. Como o DIU se adapta ao interior do útero, a cavidade uterina deve estar adequada para recebe-lo.  O DIU é muito interessante para as mulheres que não desejam engravidar,  mulheres que não toleram medicações hormonais orais, que tem endometriose, menstruação excessiva ou como coadjuvante na TRH.

Existe alguma idade ideal para colocar o DIU?

Na minha opinião, o DIU pode ser colocado também em adolescentes, apesar das controvérsias quanto a isso. Não acho necessário esperar pela primeira gravidez para se usar o DIU.

 

Tem algo a dizer? Vá em frente!